Marie Annick

Marie Annick Mercier – Relevância na Sociedade Brasileira

Marie Annick Mercier, já engajada em projetos sociais na França, envolveu-se aqui no Brasil numa entidade destinada a mudar a vida de cidadãos menos favorecidos. Assim nasceu o Instituto Diálogo EuroBrasil , do qual se tornou presidente. Marie Annick Mercier, que nasceu em Taiti e já morou em diversas partes do mundo, acredita no que chama de “qualidades excepcionais e únicas do Brasil”. A partir deste momento, ela passou a se dedicar ao que chama de “Projeto de vida pela vida”. Tendo como principais valores a ética e a solidariedade, os primeiros passos do IDEB foram na direção de apoiar eventos de grande valor na integração social de brasileiros em condições de vida inadequadas. Marie buscou know-how na área da ação social com profissionais respeitados nessa área, fazendo diferença na Sociedade Brasileira.Ao longo dos últimos anos, Marie tem se destacado por sua dedicação, envolvimento e amor demonstrado pelo Brasil e pelo povo brasileiro.

30/07/2013 – Solidariedade na Jornada Mundial da Juventude

Clique aqui para ler a matéria no site da Lu Lacerda.

06/07/2007 – Eleição do Cristo Redentor

O IDEB foi contagiado pela missão de fé da agência Aroldo Araujo e se engajou na campanha para eleger o Cristo Redentor entre as 7 maravilhas do mundo. Em contrapartida, os organizadores da campanha que mobilizou o país, reconheceram a preciosa ajuda da presidente do IDEB, que pessoalmente distribuiu panfletos motivadores durante meses em diversos bairros do Rio, algumas vezes, com a ajuda de seus “afilhados”, os mototaxistas do Morro dos Tabajaras.

“Marie Annick,
Na qualidade de criador da campanha “Vote no Cristo.
Ele é uma maravilha”  mobilizador e coordenador das diversas atividades que elegeram o Cristo Redentor como uma das sete maravilhas do mundo, quero  deixar registrado que Marie Annick Mercier deu uma grande contribuição para a obtenção desse resultado.

Em especial, foi de grande importância a sua participação na distribuição dos folhetos doados pela Ong: “WCF – fundo de Assistência à Criança”. Humberto Coelho Neto Silva – Diretor para a América Latina declarou que foi um trabalho muito bem feito.

Acho que Marie Annick Mercier e Humberto Coelho Neto Silva merecem a gratidão de todos que lutaram para que o nosso candidato fosse vencedor da eleição. O que ocorreu. 

Aroldo Araujo   

Junho/2002 – Solidariedade com Mototaxi Acidente em Copacabana

Quem conhece a empresária Marie Annick Mercier sabe que nada a segura. Mulher de iniciativa, ela não espera por apoio nas horas em que acaba de frente com uma situação inusitada. Por conta disso, por diversas vezes ela esteve envolvida no socorro de vítimas de acidentes ou males súbitos. O hábito acabou por levá-la em 2002 na direção do que se transformaria na gênese do IDEB.

Em Copacabana ao ver uma mulher de idade que acabara de desmaiar em sua frente Marie logo efetuou os primeiros socorros. Apesar da tensão do momento, Marie ficou sensibilizada com a solidariedade das pessoas ao seu redor, inclusive médicos que passavam pelo local, porém desta vez não foram os cuidados excelentes dos médicos brasileiros ou das pessoas que lá estavam que bastaram para salvar a senhora, mas sim a eficiência de um mototaxista.

Marie lembra que a mulher estava enfartando e sem a ajuda daquele transporte ágil Marie Annick, que partiu em disparada na garupa da motocicleta, não teria conseguido voltar com a medicação necessária.

Nem mesmo o Corpo de Bombeiros teve condições de chegar a tempo e competir com a agilidade do mototaxista. Hoje, curiosamente, há várias equipes de socorro dos Bombeiros utilizando apenas motocicletas. O que é fantástico. Outra coisa é que, na época eu não tinha a idéia da relação de amizade que iria se formar entre mim e os motoqueiros. Mas foi um trabalho bem feito. Salvamos aquela vida” lembra Marie, com simplicidade, como se o fato heróico fosse apenas rotineiro.

PRÊMIO LIF Participação no Prêmio LIF – V Fórum da Câmara de Comércio Francesa. “Personalidades França Brasil” em São Paulo

O IDEB foi rapidamente aceito pelas entidades que já trabalhavam na área devido à seriedade de seus projetos.

Na mesma ocasião foram convidados os primeiros amigos do Instituto. Participaram da criação do IDEB esportistas como Amyr Klink e Paulo Kayser, profissionais da área de comunicação como a Secretária de comunicação de Paraty na época, Maria Dalva Lacerda.

Clique aqui para acessar a matéria.