Social e Educacional

Social e Educacional

O Instituto Diálogo EUROBRASIL se interessa em apoiar, coordenar, promover e acompanhar projetos na áreasocial e especificamente na área educacional visando o desenvolvimento do Brasil. O instituto entende que a educação é a base para a construção de um futuro melhor. Dessa forma, se você possui algum projeto nessa área ou se sua empresa ou instituição gostaria de projetar sua marca através de apoio e associação a esses projetos, dialogue conosco para que possamos estabelecer parcerias de sucesso.

06/07/09 – I Encontro Franco-Brasileiro de Recursos Humanos e Formação Profissional

O IDEB participou de um seminário sobre serviço econômico promovido pela Embaixada da França, a CCFB e o SEBRAE. “As palestras enriqueceram nossas idéias e ações em prol do emprego e da formação profissional. Duas das principais áreas em que acreditamos haver a necessidade de um investimento pesado por parte do governo e da iniciativa privada”, disse Marie Annick Mercier.

29/07/09 – Bolsa Família

O IDEB convidou para vir ao Rio de Janeiro, onde fica a sede da entidade, a socióloga italiana Débora Spini, professora da Universidade de Firenze (Florença), na Itália, que, ao lado de acadêmicos brasileiros dos estados de Minas Gerais, Piauí, Maranhão, São Paulo e Santa Catarina, desenvolvem pesquisas sobre o programa Bolsa Família, do governo Federal. O IDEB acreditou e investiu num diálogo acadêmico entre Brasil e Itália. Para isso contou com a ajuda inestimável do Cônsul da Itália, Humberto Manalti, do Conselheiro Econômico italiano AntoneloConfentte, da presidente da Comissão de Direito e Tecnologia do Instituto dos Advogados Brasileiros, Ana Maria Castro, do Gerente de Responsabilidade Social José Isaac Lerer, do superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Marcelo Junqueira, da Decana do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da Uni-Rio, Flora Strozenberg, e do professor da Uni-Rio, Aurélio Wander Bastos.

24/07/08 – Projeto Mototaxi

O IDEB apresentou ao SEBRAE, uma proposta de capacitação dos Mototaxistas do Morro dos Tabajaras, aproveitando o aprendizado com o Projeto Tráfego Legal. Houve na ocasião uma reunião com a presença do representante da Associação de Mototaxistas do Morro dos Tabajaras e os responsáveis da assessoria de Projetos Especiais do SEBRAE. O diálogo entre a associação e o órgão público foi marcado pela esperança de uma parceria permanente entre ambos, graças à intervenção do IDEB como mediador.

18/08/08 – Projeto Mototaxi

Esta data é muito importante para o IDEB uma vez que foi neste dia que o DETRAN do Rio de Janeiro incluiu os mototaxistas da comunidade do Morro dos Tabajaras, no bairro de Copacabana, na Zona Sul da capital do estado, no projeto “Minha Profissão” a pedido da presidente da entidade, Marie Annick Mercier: “Ficamos muito agradecidos ao presidente do órgão, e  aos responsáveis do projeto que é muito importante para a cidadania dos excluídos naquela comunidade. Há anos eu sou madrinha daqueles mototaxistas e o IDEB  já vem divulgando na França o projeto do Detran-RJ devido ao seu sucesso no Brasil”, diz Marie-Annick.

07/07/2007 – Mobilização pela Cidadania

O IDEB trabalhou no projeto Tráfego Legal, junto aos mototaxistas que foram conscientizados através de uma campanha para o uso contínuo do capacete, da necessidade de se manterem fiéis às leis de segurança.  O IDEB ainda organizou uma manifestação pela paz no Rio na qual dezenas de pessoas trajaram camisas brancas.

Em Duque de Caxias no dia 14 de abril de 2005, o Instituto Diálogo EUROBRASIL apoiou o Prefeito Washington Reis que recebia a Sra. Varso Toppijian, Diretora Geral e Christian Bazantay, Secretário Geral da Servier Monde e o Sr. François Haas, Presidente da Turbomeca do Brasil, convidados pela CODIN através de seu Presidente Maurício Jacur, para planejar investimentos que vão gerar emprego e renda para Duque de Caxias.

08/06/2006 – Rio: Mobilização pela Cidadania

Criamos com os Mototaxistas um lugar de reuniões no Tabajaras para que fossem solucionados os mais variados problemas, dentre esses: a falta de habilitação e de carteira de identidade entre os jovens naquela ocupação. “Descobrimos o interesse profundo de alguns em sair da marginalidade para serem respeitados e deixarem de ser alvos de preconceito na cidade. Descobrimos também grande talento artístico de familiares e amigos desses jovens, não apenas entre eles. Entendo que o IDEB desde sua fundação tem esse dever para com a juventude do Brasil. Nós os ajudamos ou encontramos alguém que possa fazê-lo. Cremos na idéia do “contágio”, ou seja, as pessoas tem que ser contagiadas pela necessidade de outros menos favorecidos”, explicou Marie Annick, na ocasião.

Com base nesta proposta apaixonada, marca da entidade como reflexo da personalidade de sua fundadora, o IDEB intensificou seus esforços neste ano no intento de conscientizar a população daquela comunidade quanto a sua responsabilidade Cível: “Como sempre, propiciamos o diálogo entre comunidade e sociedade, entre polícia e os excluídos” prega Marie Annick.

09/05/2005 – Divulgação Baixada Fluminense

Voltamos a cuidar do nosso interesse pelas comunidades do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. Destaque para a grande variedade de projetos sociais com ênfase na solidariedade e nas ações beneficentes. “Visitamos os locais distantes onde projetos de diversas origens são realizados para crianças, mulheres grávidas ou doentes e os apoiamos com amor e uma palavra de incentivo. Claro, sempre temos em mente o propósito primordial de trazer melhoria de vida para essa população. O constrangimento com a necessidade do outro não pode causar paralisia. Temos é que nos mover em busca de soluções. Quando o IDEB não tem os meios para isso, se dispõe a buscá-los em outras fontes. Por isso, e para isso, precisamos de parceiros, gente que acredite como nós numa visão positiva deste país. Gente que queira falar das belezas e não apenas das tristezas. O Brasil é um país espetacular. Mostrar isso ao mundo é um dos nossos maiores compromissos”, ensina Marie Annick.

O Instituto Diálogo EuroBrasil apoiou o Projeto “Pelo 1º Emprego” em Brasília através da Câmara do Comércio França Brasil com a assinatura de um  convênio em 04 de agosto 2004 no Rio de Janeiro para a formação profissional de 200 jovens, conseguindo assim apoio internacional para o desenvolvimento do Brasil.

31/05/04

O IDEB participou ainda da solenidade para a formalização da inserção no mercado de trabalho de 100 jovens vinculados ao Consórcio Social da Juventude do Rio de Janeiro, projeto do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro emprego.

O Instituto Diálogo EUROBRASIL tem se preocupado com vários seguimentos da sociedade civil. Recentemente iniciou ação de ajuda aos Moto Boys com o “Projeto Brasil Plus” implementado nas favelas do Rio de Janeiro. Para firmar ajuda ao grupo, o Sr. Wilson Guedes de Oliveira, Presidente da Cooperativa Amor e Moto, esteve em reunião na sede do Instituto Diálogo EUROBRASIL onde conseguiu contato com o Deputado Federal Carlos Santana e cópia de todo processo que tramita na Câmara Federal. Este projeto de transporte expresso, anunciado no Jornal do Comércio, no jornal O Dia, no Jornal do Brasil, no Povo e divulgado pela Globo, consistiu no desenvolvimento operacional de um serviço de moto-táxi, aproveitando assim uma potencialidade das comunidades carentes para amenizar o problema do trânsito no asfalto, e afastando os jovens da marginalidade.

O Instituto Diálogo EuroBrasil promoveu a visita do MEDEF (equivalente nacional francês da FIESP e da FIRJAN) à Prefeitura de Nova Iguaçu para investigar potencialidades de investimentos, dando assim projeção internacional a este Município.

16/07/04

O IDEB participou da Certificação dos Jovens da 1º turma do consórcio Social da Juventude do Rio de Janeiro. Este evento incluiu a assinatura de novas parcerias empresariais e um painel reunindo o Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Alencar Ferreira, o juiz Siro Darlan, o músico DJ. Malboro e o Rapper MV Bill.